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O Uso do Celular nos Anos Finais do Ensino Fundamental: entre proibições e possibilidades


Luciene Borges Rodrigues Machado

09/02/2024

 

Nos últimos anos, o uso do celular nas escolas emergiu como um tema central de discussão no campo da educação, provocando debates significativos sobre a sua pertinência e o impacto nas salas de aula. A questão de se devemos ou não proibir o uso desses dispositivos durante as atividades educacionais tem gerado opiniões divergentes e reflexões profundas sobre os benefícios e desafios associados a essa prática.

É inquestionável o impacto revolucionário que essas inovações têm exercido em várias esferas, e ganhou muito espaço na esfera educacional na pós-pandemia. A cultura digital é uma das competência defendida pelos documentos norteadores da educação no Brasil, com bastante ênfase a BNCC – Base Nacional Comum Curricular, com o intuito de converter a tecnologia em uma aliada no processo de ensino-aprendizagem:

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva (BRASIL, 2017, p. 9).

É inegável que os dispositivos móveis, como os celulares, podem desempenhar um papel útil no contexto educacional. Seja através de aplicativos que oferecem conteúdos complementares, seja por meio de atividades interativas que enriquecem as experiências de aprendizado dos alunos, as possibilidades são diversas. Essas ferramentas certamente auxiliam os estudantes a se prepararem para os desafios do mundo contemporâneo, capacitando-os com um letramento digital que os torna cidadãos capazes de interagir criticamente com a tecnologia.

Apesar de termos ganhos na educação com o uso do celular, também sabemos que pode resultar em distração e interferir no foco dos estudantes. O constante desejo de checar mensagens, redes sociais e outros aplicativos pode prejudicar a concentração e o desempenho acadêmico. Além disso, a utilização inadequada dos dispositivos móveis pode impactar negativamente a interação entre os alunos, afetando a construção de relacionamentos e o desenvolvimento de habilidades sociais fundamentais.

Encontrar um equilíbrio entre o uso consciente do celular e a preservação do ambiente de aprendizagem é um desafio complexo. É crucial promover a cultura digital de maneira responsável e ética no ambiente escolar, assegurando que os benefícios da tecnologia sejam aproveitados de forma positiva. 

Seguem algumas orientações para o uso equilibrado do celular em sala de aula:

  1. Estabelecimento de Normas e Limites:
    Definir regras claras para o uso do celular em sala de aula.
    Estabelecer horários específicos para o uso do celular, como intervalos ou atividades específicas.
     
  2. Uso Pedagógico:
    Incorporar o celular como ferramenta educacional, utilizando aplicativos e recursos online para enriquecer o aprendizado.
    Planejar atividades que incentivem a pesquisa e a colaboração entre os alunos usando o celular.
     
  3. Conscientização sobre o Uso Responsável:
    Promover discussões sobre os benefícios e desafios do uso do celular.
    Educar os alunos sobre o uso responsável do celular, incluindo questões de privacidade, segurança e etiqueta digital.
     
  4. Monitoramento e Mediação do Professor:
    Supervisionar o uso do celular durante as aulas, garantindo que esteja alinhado com as normas estabelecidas.
    Estar disponível para ajudar os alunos a usar o celular de maneira produtiva e esclarecer dúvidas sobre seu uso adequado.
     
  5. Avaliação Contínua:
    Avaliar periodicamente o impacto do uso do celular nas aulas e fazer ajustes conforme necessário. Encorajar feedback dos alunos sobre como o celular está sendo utilizado e como pode ser melhorado para fins educacionais.

As diretrizes estabelecidas e trabalhadas em conjunto com os estudantes, ajudam a estabelecer um equilíbrio saudável entre o uso do celular como uma ferramenta útil de aprendizado e a manutenção de um ambiente de sala de aula focado e produtivo.

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